INTRODUÇAO


Estão escondidos na aurora alguns dos melhores momentos para o contato íntimo com nosso interior. Alvorada – O Despertar da Alma vai revelar, aos poucos, as experiências de 22 pessoas, na busca de estabelecer uma relação mais profunda, clara e amorosa consigo mesmas. Num gesto de boa vontade ao serviço impessoal à vida e de esforço consciente para encontrar a via de serviço do Ser aos demais. Entre nessa aventura, também...

15/11/2009

O Segundo Livro de Verônica S. Cabral


EVOLOVE - Psicologia da Possível Evolução do Homem

Para representar a publicação da Verônica selecionamos as 8 perguntas e respostas finais, dentre as 49 apresentadas no ensaio sobre Psicologia e Evolução do Homem.
Este trabalho busca deixar claro o divisor de águas entre o real e o ilusório, entre a personalidade e o Espírito.
Sua mensagem está baseada na afirmação de que a Evolução é da Consciência e que o Amor é o combustível para evoluir.
Agredecemos a lucidez e ousadia reveladas ao longo do trabalho.
Seguem as perguntas:

42- A Psicologia como ciência deveria considerar a fé humana como um objeto de estudo?

É importante ter claro que a fé e as realidades e valores do progresso espiritual não são uma projeção psicológica.

Quem faz ciência e quem faz psicologia é, antes da função social, um ser humano. Todo ser humano parte de uma tese pessoal sobre a vida para agir no mundo. Muitas vezes a atitude científica isolada pode dificultar a expressão da postura pessoal, ou seja, da postura de religação com a Causa original. Por isso, muitas vezes são formados grupos alternativos, psicologias alternativas, que priorizam metodologias mais flexíveis para alcançar a compreensão do comportamento humano.

43- As psicologias ditas “alternativas” têm alguma contribuição a dar?

Tanto a psicologia dita “científica” quanto a “alternativa” têm contribuições a dar.

O “alternativo” aparece em função de alguma demanda que não está sendo preenchida e que precisa ser considerada, estudada.

Essa demanda é de seres humanos que estão buscando conciliar o pedido interno com o externo, o pessoal com o profissional, o privado com o público, o desconhecido com o conhecido.

44- De que forma é feita a ponte entre essas partes, entre a ciência e a fé, entre os fatos/frutos da natureza humana e a realidade da natureza cósmica/espiritual?

O caminho sempre começa com a atitude pessoal de abertura ao que parece novo e é necessário boa-vontade para isso. A postura de conciliação é diferente da postura de “ficar em cima do muro”. Na realidade, a ponte já está potencialmente feita, é necessário conscientizá-la.

45- Conscientizar é educar?

A educação tende a ser cada vez mais conscientizadora para a realidade pessoal, social e filosófica do ser humano. Existe, entretanto, um espaço interno em cada homem, o espaço da consciência individual e única, que garante e preserva a originalidade de cada um. Neste espaço, a consciência, o conscientizado e o conscientizador são uma só expressão e têm o potencial de transcender toda formação e informação recebida.

46- Qual o papel da educação na evolução da consciência do homem?

A educação da personalidade é importante na medida em que facilita o desenvolvimento criterioso e livre da busca da verdade boa, bela e útil.

A evolução da consciência é proporcional ao grau de compreensão e aceitação da natureza divina que mora em cada um e não está em relação direta com o nível de conhecimento ou educação social da personalidade.

Um indivíduo consciente está constantemente estudando e educando-se com os fatos da vida.

47- É possível ensinar a amar?

Onde está o mestre do Amor?

Inicialmente é necessário aprender o valor, valor de viver, valor de progredir, valor de compartilhar, valor de agradecer, valor de contentar-se, valor de buscar, valor de superar o erro e a dor, valor de conhecer-se.

Depois é possível despertar para o amor, amor a si mesmo, ao outro, ao mundo, ao Criador.

48- Onde está o mestre do amor?

Tudo depende de onde está minha atenção e para onde me leva minha vontade. É preciso construir voluntariamente o Caminho com o mestre do amor, ousando buscá-lo, encontrá-lo, conhecê-lo, fazer com ele, ser com ele.

49- O Amor é um ideal ou uma realidade?

Elege.

“ Teu universo pode ser o céu ou o inferno, tudo depende de tua atitude e esta pode ser de que vives consciente de tua filiação divina ou de que és uma personalidade separada.

Elege e faz teu próprio mundo, feliz e belo.

Fica sempre atento e alerta à voz divina em ti.

Não durmas. Esquece de ti mesmo. Recorda sempre de Ti mesmo.

Fica alerta a teu pensar e sentir onde quer que estejas.

Se pensas em felicidade, farás um novo mundo feliz.”

Nenhum comentário: